Pequenas Grandes Dicas - Contribua para o sucesso escolar do seu filho

 

Contribua para o sucesso escolar do seu filho

 

O papel dos pais é fundamental para o sucesso escolar dos seus filhos bem como, pelo gosto pela aprendizagem. Diálogo, motivação e disciplina são fundamentais para agarrar o filho aos estudos e acabar com a frase “ Não gosto da escola!”.

O desejo, inquietude, a necessidade e a vontade de aprender, são essenciais para o sucesso escolar. Tão ao mais importantes que as aptidões, são as motivações.

Os pais não são nem devem ser professores dos seus filhos. A sua principal tarefa deverá incidir na relação educativa com os mesmos, para que estes se encontrem nas melhores condições de maturidade, para enfrentar com êxito as exigências que a sociedade lhes faz através da escola.

 

O que os pais fazem é mais importante do que aquilo que sabem.

O que podem fazer os pais?

 

Cabe aos pais estimular e ajudar a desenvolver:

 

arrow100 Responsabilidades – Regras - Normas.                

arrow100 Autonomia.

arrow100 Maturidade.

arrow100 Motivação

arrow100 Curiosidade.

arrow100 Gosto por aprender.

arrow100 Autoestima

 
 family

É muito importante para o desenvolvimento da criança que ela conviva com Regras e Limites claros, que lhe indiquem como agir e quais as consequências da sua conduta. A interiorização por parte da criança dessas normas, serão imprescindíveis mais tarde, nas mais variadas formas de relação dessa criança.

Ajudar a criança a construir um horário semanal, que é colocado num placard, que fica por cima da sua secretária de trabalho. 

 

O horário deve:

 

arrow100 Ser realista e adequado à criança.

arrow100 Prever mais períodos de estudo nos dias com menos aulas/atividades

arrow100 Começar pelas matérias de dificuldade média, de seguida as mais difíceis e por último as mais fáceis.

arrow100 Contemplar períodos curtos (25-30’) e pré determinados de tempo. Conter pequenas pausas de 5-10’minutos, antes de prosseguir o estudo.

arrow100 Construir um quadro, em que se distribuem as responsabilidades diárias de cada elemento da família (em que ela tem, por exemplo, de fazer, ou ajudar a fazer, a cama todos os dias, colocar a mesa ao jantar, etc.).

arrow100 À medida que vai crescendo, a sua responsabilidade consolida-se.

 

 

Algumas dicas para Aumentar/Manter a Motivação do seu filho para Aprender

 

 

checkSeja firme e justo, pois eles precisam duma disciplina sensata, para serem autónomos e responsáveis.

checkEnsine-o a ser responsável em casa e valorize o que ele faz.

checkTire tempo para passar com o seu filho e faça coisas divertidas com ele, escutando o que ele tem para dizer (especialmente sobre a escola).

checkPrograme atividades em família que fomentem as aprendizagens, como visitas a uma biblioteca, a museus e a parques.

checkCrie situações em que ele tenha sucesso, pois são as crianças que experimentam o sucesso que gostam de tentar coisas novas.

checkAjudo-o a identificar o que ele gosta de fazer e aquilo em que ele é bom. Por exemplo, se o seu filho gosta de futebol, encoraje-o a desenhar, ler e escrever sobre os jogadores.

checkMostre-se interessado pela escola e pelas atividades escolares.

checkFale-lhe sobre o que ele quer ser quando for grande e sobre o que a escola tem a ver com esse assunto.

checkCertifique-se que valoriza e elogia o seu filho por se esforçar e conseguir atingir metas. Todas as crianças precisam de saber se estão a fazer bem as coisas.

checkCrie um equilíbrio entre o elogio e valorização e o castigo/desaprovação.

 

 

Fatores que aumentam o Gosto pela Aprendizagem e pelo Estudo

 

arrow-peqUma perceção positiva de si mesmo e das suas competências.

arrow-peqA noção que tem controlo sobre os acontecimentos da sua vida, em particular sobre o seu processo e resultados de aprendizagem.

arrow-peqUma imagem positiva e valorizada da escola e do que é – e para que serve aprender.

 

Autoestima

 

Para que a criança tenha acesso a um desenvolvimento pleno das suas capacidades, nomeadamente físicas, psíquicas e sociais, ela necessita de gostar dela própria, amar-se a si mesma. Mas para que ela aprenda a amar-se e a amar os outros, tem que se sentir amada e respeitada por aqueles que a rodeiam.

O problema dos rótulos (preguiçoso, lentinho…) e da falta de compreensão dos diferentes ritmos de aprendizagem de cada criança, bem como, das comparações (porque é que o meu filho ainda não lê e o filho da minha amiga, com a mesma idade, já lê tão bem?)

 

As comparações podem levar a criança a: 

 

arrow-peq Duvidar de si mesma.

arrow-peq Duvidar das suas capacidades.

arrow-peq Tornar-se insegura.

arrow-peq Medo de arriscar, devido ao medo de errar.

 

A título preventivo gostaria de chamar a atenção para algumas caraterísticas, de uma criança com baixa autoestima. Atenção que não é pelo facto de a criança de vez em quando, dizer algumas das frases, das que se seguem, que se pode dizer que a mesma, tem uma baixa autoestima, isto seria no mínimo abusivo. Estes sentimentos/comportamentos têm que ser persistentes no tempo.

 

arrow-peq Relutância para aprender coisas novas e em aceitar desafios.

arrow-peq Podem pedir frequentemente ajuda aos pais, ou recusarem-se a fazer as coisas sozinhas.

arrow-peq Utilizam frequentemente frases do tipo: «Não consigo»; «Não sou bom a fazer nada”.

arrow-peq Criticam e desvalorizam excessivamente o que os outros fazem.

arrow-peq Grande reação e dependência ao que os outros dizem acerca dela e do que ela faz.

arrow-peq Reação exagerada perante situações que deveriam causar pouca ansiedade, como: críticas construtivas, restrições de tempo, etc.

arrow-peq São facilmente influenciáveis pelos colegas.

arrow-peq Muito sensíveis aos altos e baixos do dia-a-dia. Por exemplo, falhar pode ser devastador, mesmo que em projetos de menor importância.

 

Algumas pistas e dicas que têm por objetivo um envolvimento dos pais na construção do processo de autoestima

 

checkPais carinhosos, disponíveis, preocupados e afetivos, normalmente, têm filhos com uma boa autoestima.

checkCrie uma harmonia em casa através de regras justas e claras. Dê oportunidade de se discutirem as áreas de desacordo entre a família.

checkConheça as forças e fraquezas do seu filho, pois só assim conseguirá fazer exigências razoáveis, com base no desenvolvimento dele.

checkEstabeleça «tempo de família».

checkOuça atentamente o seu filho. Mesmo por pouco tempo, quando estiver a ouvir, escute mesmo.

checkPermita que o seu filho tome algumas decisões nas atividades diárias.

checkDiga-lhe que acredita que ele é capaz de fazer as coisas sozinho.

checkAtribua-lhe responsabilidades diárias em casa e certifique-se de que são cumpridas

checkSepare afetos de comportamentos.

checkEncoraje o seu filho a desenvolver várias competências e hobbies em que ele sinta que é bom.

checkTente não demonstrar em frente à criança que não concordam em relação a algo.

 

Aos pais compete educar com otimismo, mostrar confiança nos filhos e encorajar os seus esforços.

 

«Há que se cuidar do rebento

Para que a vida nos dê flor e fruto.»

Wagner Tiso e Milton Nascimento

 

Por Isabel Nobre

 

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