Quando muitas das nossas crianças estão neste momento, a iniciar a sua escolaridade e a descoberta do mundo das letras, sentimos pertinente deixar algumas sugestões aos pais.
É com os pais que as crianças começam a aprender e é também com eles que passam mais tempo.
Todas as experiências precoces como, por exemplo o contacto com a leitura e a escrita devem ser proporcionas e valorizadas desde muito cedo, nas interações do dia-a-dia em ambiente familiar (através de histórias, listas de compras, jornais, livros de histórias…), uma vez que são essenciais e parte integrante do processo de aprendizagem.
Sentimos ser importante refletir na melhor forma de envolver os pais e de mobilizar a sua participação neste processo de aprendizagem da leitura e da escrita, não esquecendo o que estes podem fazer para estimular as suas crianças a aprender a gostar da leitura, e sobretudo ajudá-las a perceber o quanto é útil para elas saberem ler. O sentimento de utilidade leva a pessoa a querer aprender e investir mais. Então como é que podemos ensinar as crianças que ler é útil?
- Incutir desde muito cedo, o gosto pela leitura, juntamente com o conforto e a ternura daqueles que mais gostamos;
- Ler à noite como ritual de fim de dia;
- Leitura em voz alta, mostrando agrado por esta atividade;
- Os pais ajudarem as crianças a construírem os seus próprios livros;
- Ler as instruções dos jogos de vídeo;
- Fazer convites escritos aos seus colegas;
- Contacto com a escrita do meio envolvente, (ler cartazes, letreiros, nomes de ruas…);
- Consultas de horários de cinemas, teatros…
Quando a criança já sabe ler continuar a incentivá-la, através:
- Leitura conjunta de histórias. O adulto lê uma página a criança lê a seguinte;
- Ajuda na superação de uma dificuldade na leitura, aceitando os erros como etapas de aprendizagem;
- Realização de perguntas para que a criança interaja com o texto;
- Ajuda na confeção de bolos, comida, pela leitura da receita;
- Teatro e dramatização de textos, em família, para desenvolver a leitura expressiva;
- Criação de diferentes situações agradáveis de leitura de forma a ajudar a criança a adquirir o gosto por ler.
Defendemos pois, que o papel dos pais é de crucial importância para a motivação e processo de aprendizagem da leitura e da escrita no quotidiano dos seus filhos.
A equipa do PsicoCenter